Capivaras em reprodução

23 de fevereiro de 2023 às 09H53
Meio Ambiente

Entenda como lidar e respeitar esse período

Como muitos já devem ter visto, novos e peludos moradores estão surgindo na reserva ambiental do Aldeia Vale. São as capivaras, uma espécie nativa da América do Sul e que é considerada o maior roedor do mundo. Elas podem atingir até 1,3 m de comprimento, 60 cm de altura e pesar entre 30 e 80 quilos.
São animais semi-aquáticos, portanto, costumam habitar as margens de rios, lagos e áreas alagáveis. A proximidade com a água é utilizada não somente para a regulação da temperatura corporal, mas também para a cópula reprodutiva. O nome capivara tem origem no idioma tupi e significa “comedor de capim”, o que remete à dieta herbívora desses mamíferos roedores.
O porte grande desses animais pode assustar, mas as capivaras são, em geral, animais calmos e dóceis. Mas durante a reprodução, que geralmente ocorre entre fevereiro e abril, eles podem se tornar um pouco sensíveis. Por isso aí vão algumas dicas simples para que o convívio com esses moradores do Aldeia seja ainda melhor, confira:

  • Cuidado com o barulho: as capivaras possuem a audição muito apurada, então sons excessivamente altos podem prejudicar seu bem-estar.
  • Nada de sujeira: como dito anteriormente, a água é essencial para a manutenção da vida das capivaras, então manter áreas de mata e cursos d’água sempre limpos é bom pra gente e melhor ainda para elas.
  • Mantenha a distância: apesar do perfil dócil, vale lembrar que as capivaras são animais selvagens e, portanto, o lugar delas é na mata e o nosso é apreciando de longe. Essa dica vale ainda mais neste atual período de reprodução da espécie, sendo assim, a aproximação humana pode representar uma ameaça aos filhotes e reações mais agressivas podem ocorrer. A Saalva está sempre atenta para evitar acidentes e promover a boa convivência entre você morador e a nossa fauna.