Chegou o verão!

23 de dezembro de 2022 às 14H35
Conservação e Limpeza

Confira 5 dicas para cuidar da parte da casa mais usada nesta estação: a piscina

O verão começa hoje! Estação que combina calor e férias. Para muitos, é um convite para aproveitar ainda mais a área externa da casa, principalmente se refrescar na piscina. Contudo, antes de reunir família e amigos, veja algumas dicas para cuidar desse item de diversão.

1 – Mantenha a piscina limpa
Primeiro, limpe o filtro instalado na casa de máquinas. Então, retire as impurezas maiores como folhas, insetos, galhos. A escovação da piscina é importante para tirar impurezas das paredes, bancos e escadas e do fundo. Limpe as bordas, cascatas e corrimão sempre com uma escova não abrasiva e com produtos seguros e de confiança.

2 – Utilize capas para piscinas
A capa é especialmente válida nos períodos de maior frequência pluvial. Cobrindo a piscina, você pode diminuir o crescimento de micro-organismos trazidos pela chuva, reduzindo o esforço com a limpeza da água. Há dois tipos de capas para piscinas: a de proteção, utilizada para proteger crianças e animais, evitando acidentes, e a térmica, que evita a perda de temperatura da água em piscinas com aquecimento, pois 90% da perda térmica de uma piscina aquecida ocorre pela superfície da água.

3 – Trate a piscina regularmente
Alguns cuidados específicos são necessários nos dias em que a chuva é certa. Você deve, por exemplo, assegurar um pouco mais de cloro do que o habitual na piscina, para que a água não fique sem cloro mesmo após a chuva. Realize o tratamento da água com frequência, mesmo que a piscina não esteja sendo usada. Usar um algicida é uma boa medida para acabar com os micro-organismos que tornam a água verde.

4 – Meça o pH e a alcalinidade
Se durante os períodos mais quentes você mede esses fatores semanalmente, considere medir pH e alcalinidade todos os dias. A alcalinidade é a capacidade que a piscina tem de neutralizar ácidos e, consequentemente, manter seu pH estável. A sigla pH significa “potência de hidrogênio”. O controle do pH é primordial para sua qualidade e também para a durabilidade da piscina e de seus equipamentos.

5 – Retire manchas ou incrustações na piscina
Manchas podem ter várias origens: indício de metais na água, mistura de dois ou mais produtos químicos adicionados ao mesmo tempo, obras que geram fagulhas próximas à piscina, queda de objetos ferruginosos na água, etc. Para remoção delas ou incrustações, é necessário utilizar inibidor de metais e utilizá-lo de acordo com a gravidade das manchas.