Fim de um ciclo na Saalva

30 de dezembro de 2022 às 13H57
Diretoria Executiva

Dezembro chega ao fim e com ele se encerra também a gestão 2021/2022 da Saalva, presidida por Ovídio Palmeira. Ao longo destes dois ano buscamos sempre realizar o melhor para o Aldeia do Vale. Por isso, confira a seguir a retrospectiva que preparamos para relembrar tudo que foi feito nesse período.

Mensagem do Presidente
Ao longo de nossa gestão buscamos incessantemente a eficiência administrativa e financeira. Aumentamos as nossas receitas e diminuímos nossas despesas e taxas cobradas. Sem comprometer a qualidade, garantimos o melhor custo-benefício aos nossos associados. Nossos passos foram firmes e corajosos transformando os compromissos de campanha em realidade.
Os resultados demonstram que fomos além das expectativas. O reajuste do valor da taxa associativa deste ano apenas acompanhou o índice da inflação de 10,67%, com a ressalva de que poderia ser reavaliado para menor, a partir do valor do novo contrato da vigilância, o que de fato aconteceu.
A economia média mensal de R$ 58.497,11 permitiu que o reajuste da taxa associativa fosse alterado tornando-o menor que a inflação passando de 10,67% para 8,57%.
Considerando que a taxa do fundo de reserva foi reduzida de 10% para 5% e depois para 0%, o reajuste atual está em percentual negativo de 1,53%, menor do que o do ano passado, de 0%.
Some-se a esses resultados os valores que obtivemos com a venda dos veículos que serviam à vigilância no total de R$ 213.012,00 mais combustíveis, revisões, manutenções, IPVA, pneus e todos os custos indiretos para mantê-los e que deixamos de pagar.
Otimizamos os processos de gestão e administração da Saalva e reduzimos custos. Nas contratações buscamos o melhor preço, a melhor técnica, a qualidade, de acordo com princípios consagrados de boa gestão.
No “Caso Saneago” não tivemos medo de tomar medidas amargas, porém, extremamente necessárias para tentar estancar uma dívida imensa que ainda exige atenção.
Fizemos mudanças administrativas nos Núcleos de Meio Ambiente e no de Infraestrutura. Encaminhamos para o Conselho Deliberativo o texto com a proposta de reforma do Estatuto, carente de atualização e preenchimento de omissões.
Criamos o Núcleo de Comunicação visando maior transparência e interação com os moradores, divulgação e acompanhamento das ações da Diretoria Executiva. Desenvolvemos um sistema online de comunicação onde registramos as reclamações, sugestões e solicitações dos associados. Conferimos acesso irrestrito aos moradores a todas as informações.
Refizemos o website da Saalva. Ele é a nossa casa, nosso endereço no mundo. Nele temos acesso a dados e informações organizados. Na home estão as informações em geral, na área restrita temos a comodidade de acesso aos documentos – às atas de reuniões, contratos, demonstrativos financeiros etc.
Na Segurança, atualizamos os sistemas de controle de acesso, identificação e cadastro. Aos poucos atualizamos os equipamentos de TI. O controle de acesso é feito por identificação facial de última geração.
No Esporte, incentivamos todas as modalidades esportivas e colocamos em funcionamento a academia conforme aprovado em Assembleia.
Esta gestão fez a primeira Via de Acessibilidade no Aldeia do Vale. Isso nos coloca em um patamar diferenciado.
Os resultados expostos acima justificam o orgulho que a atual Diretoria Executiva sente ao cumprir os principais objetivos de seu Plano de Gestão. A nossa motivação em servir e tornar o Aldeia Melhor se manteve viva e ativa mesmo nas adversidades.
A maior obra que vamos deixar ninguém verá, nunca ficará pronta, mas o seu alicerce fizemos: introduzimos uma nova ordem forjada principalmente na TRANSPARÊNCIA e na PARTICIPAÇÃO.
Mudando completamente de assunto, faço questão de expressar admiração e respeito a todos os funcionários da Saalva pela lealdade, comprometimento e por atuarem diariamente para garantir o conforto, a manutenção do bem comum e a qualidade de vida de todos que moram aqui. Gratidão por cuidarem do Aldeia, nossa casa.
Nossa gratidão também aos moradores que acreditaram e confiaram a gestão deste lugar encantado a um grupo de pessoas ousadas.

Esporte:
Diretor Fábio Ferreira de Santana, com apoio do professor Eduardo Araújo.

  • Criação da escolinha de tênis para crianças de 4 a 10 anos; da categoria de futebol intermediário (sub 18); do grupo de corrida; do futebol de salão infantil; e das aulas de beach tennis adulto e infantil. Além das aulas coletivas na academia de ritmos, foi criada hidroginástica, spinning, muay thai, ballet, taekwondo e dança de salão;
  • Duplicação das quadras de areia – eram duas e passaram para quatro, nas quais foram implantados um sistema de irrigação com aspersores;
  • Instalação de câmeras de monitoramento na academia, na piscina, no campo sintético e nas quadras poliesportivas e de peteca;
  • Aquisição de materiais necessários para o funcionamento do setor como rolo compressor para as quadras de tênis, cadeira de rodas para a área de lazer 2, caixas de som e microfone para as aulas coletivas, tablet para verificação dos agendamentos, novas raias para a piscina e materiais esportivos para a academia;
  • Implantação do sistema de energia solar nas áreas de transição de bikes, estação de exercícios e hípica/arena inferior;
  • Reforma e ampliação da academia e melhoria em seu regimento interno;
  • Modernização do sistema de placas do aquecimento da piscina;
  • Instalação de uma nova grama no campo sintético.

Eventos
Diretora Alessandra Portela, com apoio da Supervisora Marta Bertolli.

As principais datas comemorativas são sempre celebradas com nossos colaboradores, muitas vezes com apresentações diversas. Além disso, outros eventos de diferentes proporções também são realizados, relembre alguns:

  • Dia Internacional da Mulher, com show de Maíra Lemos;
  • Expopet, com personagens vivos;
  • Páscoa com show temático;
  • Dia das Mães e Dia dos Pais
  • Arraiá, com shows das bandas Los Júlios e Maluê;
  • Canto da Primavera com o músico Arthur Noronha;
  • Adote uma árvore – campanha realizada nos dois anos com mudas sendo plantadas por crianças;
  • Halloween, com brincadeiras temáticas;
  • Culto de Ação de Graças;
  • Ações de Natal: cantata, decoração e chegada do Papai Noel.

Meio Ambiente
Diretora Suellen Pimentel, com apoio do Supervisor Eustáquio Teixeira Júnior.

  • Plantio de 1.163 mudas;
  • Compra do caminhão VW 6.170 para equipe de paisagismo;
  • Modernização e ampliação dos viveiros das emas;
  • Reforma do canil e ampliação do gatil;
  • Reposição de bancos rústicos nas áreas dos lagos;
  • Reforma dos vestiários e refeitório do complexo de serviços;
  • Implantação de bacias de infiltração e curvas de nível;
  • Controle da população de gatos errantes;
  • Manejo populacional de peixes nos lagos;
  • Pesquisa e controle de carrapatos nas capivaras;
  • Campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos e pesquisa de leishmaniose nos cães do residencial;
  • Conscientização ambiental junto com as crianças no plantio;
  • Estímulos à melhor convivência dos pets com eventos no Espaço Pet;
  • Integração dos moradores com pescaria;
  • Melhorias nas áreas de preservação com adensamento das árvores;
  • Aumento e reforma das pontes;
  • Obras: controle e reestruturação de erosões no solo; reforma emergencial da barragem do lago 11 e desassoreamento parcial do lago 8.

Infraestrutura
Diretor: William Roberto de Souza como o apoio do Supervisor Caio César Teixeira

  • Reforma nas salas dos departamentos Financeiro, Arquitetura e Comunicação;
  • Revitalização do asfalto;
  • Ampliação do galpão da triagem do lixo;
  • Execução dos banheiros no Pátio de Eventos – Centro Ecumênico;
  • Construção do paredão das Quadras de Tênis – Área de lazer II;
  • Revitalização dos parquinhos infantis na Área de Lazer I e Centro Ecumênico;
  • Aquisição de novos brinquedos;
  • Reforma da Quadra de Tênis No 2 – Área de lazer II;
  • Reforma nas calhas do telhado da Academia;
  • Substituição/Reforma nos pisos e teclados das quadras de squash – Área de Lazer I e II;
  • Substituições de refletores lâmpadas de led na Avenida Floresta, nas nove quadras de tênis, campo sintético e piscina;
  • Ampliação de piso do Pátio de Eventos e melhoria da infraestrutura elétrica do local;
  • Manutenção de calçadas e da via de manejo do Lago 8;
  • Ampliação da Portaria Sibipirunas;
  • Revitalização da sinalização horizontal das vias de asfalto;
  • Ampliação da capacidade de bombeamento da adutora do reservatório quaresmeira.

Segurança
Gerido pelos diretores: Waldomiro Kairalla Riemma e Coronel Cláudio de Oliveira

  • Implantação do controle de acesso por biometria facial na Portaria Floresta;
  • Renegociação do contrato de vigilância;
  • Alterações operacionais na Portaria Sibipirunas, que propiciaram redução de filas em horários de pico;
  • Prestadores de serviços tiveram a ampliação do estacionamento externo e melhoria no acesso ao transporte público;
  • Melhorias nos sistemas de segurança de dados da Saalva, adquirindo um servidor de backup de confiança, para ter mais segurança dos dados de todos os associados;
  • Está sendo implementado na academia o sistema de reconhecimento facial;
  • Adequações à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), tendo em vista a maior segurança de dados, para nos resguardar de qualquer vazamento.

Administração e Finanças
Diretora Sônia Motta com o apoio da Supervisora Roberta Marçal

  • Implantação de um novo processo de cobrança, com envio de mensagens via WhatsApp;
  • Ações diversas que resultaram na redução de 4,5% na média mensal de inadimplência;
  • Plano de cargos e salários dos colaboradores da Saalva;
  • Treinamento de líderes;
  • Implantação de aplicativo dos moradores, que agiliza a liberação de visitantes e prestadores de serviço;
  • Troca dos computadores das Portarias Floresta e Sibipirunas;
  • Implantação de sistema de chamados onde é possível gerar relatórios e fazer prospecção de futuros problemas, tendo uma melhor efetividade nas ações a serem tomadas;
  • Curso para os atendentes do cadastro e da portaria do residencial.