Pratique exercícios físicos e tenha mais qualidade de vida

28 de julho de 2022 às 09H56
Esportes

Com foco na saúde e bem-estar de seus moradores, a Saalva, por meio do Núcleo de Esportes, continua investindo na prática saudável de atividades, oferecendo aulas de diversas modalidades. Saiba mais sobre os benefícios e escolha seu esporte favorito.

Todo mundo sabe que a prática de exercícios traz uma série de benefícios para a saúde. Músculos, sistema circulatório, respiratório, ossos, são áreas que se beneficiam. O que nem todos sabem é que a mente também é estimulada. Durante a atividade, o organismo libera endorfina e serotonina, neurotransmissores que dão sensação de prazer e bem-estar. Essa resposta hormonal, com influências fisiológicas e psicológicas no organismo, faz da atividade física uma ótima aliada no combate à depressão e transtornos como síndrome do pânico e ansiedade. Além disso, os exercícios ajudam na relação interpessoal e até na preocupação com a alimentação, promovendo um bem-estar geral nos praticantes. O Aldeia do Vale possui várias opções de práticas esportivas, veja a seguir quais são, escolha uma delas e venha se exercitar conosco!

Basquete

É um esporte coletivo que é frequentemente jogado com uma equipe de cinco jogadores. No entanto, muitas pessoas jogam em três. Correr, pular e os movimentos laterais rápidos feitos durante sua prática queimam muitas calorias, uma hora de competição queima cerca de 600 a 900 calorias. Os requisitos físicos, como saltos, melhoram a saúde óssea e a formação de novo tecido ósseo. Além disso, este esporte otimiza a coordenação ocular com movimentos das mãos e do corpo. Seguir o movimento contínuo do basquete faz com que a agilidade e o reflexo funcionem, ensina a avaliar situações e encontrar a solução mais eficaz o mais rápido possível.

Circuito funcional

Consiste em um conjunto de exercícios que consegue combinar os movimentos comuns do dia a dia, com outros que geram maior resistência, coordenação motora e equilíbrio. O circuito funcional tem como base a utilização dos padrões fundamentais do movimento humano, como empurrar, puxar, girar, lançar, entre outros. Entre seus benefícios estão o aumento da força muscular; desenvolve condicionamento, resistência e agilidade; acelera o metabolismo e queima gordura; corrige a má postura e desequilíbrios musculares, entre outros.

Condicionamento físico

Para aqueles que desejam ganhar força, resistência muscular, flexibilidade, velocidade, agilidade, equilíbrio e ainda diminuir o peso, a dica são as aulas de condicionamento físico, nas quais são desenvolvidos exercícios variados, como alongamentos para ganho de flexibilidade, membros superiores, inferiores e tronco, assim como abdominais e atividades aeróbicas. Ajuda ainda no fortalecimento dos músculos envolvidos na sustentação da coluna, melhorando a postura e diminuindo a chance de problemas nessa região do corpo. A atividade também melhora o trabalho das articulações, com o aumento da amplitude de movimento e do fortalecimento muscular.

Futebol

O esporte é a paixão nacional. Jogar futebol é considerado um exercício completo, porque os movimentos intensos e variados através de corridas, chutes e giros, ajudam a manter o corpo sempre saudável, sendo uma ótima opção também para mulheres, porque ajuda na prevenção da osteoporose e sintomas da TPM. Este esporte é uma excelente forma de perder peso e manter a boa forma, ainda combate o estresse e ansiedade, além de melhorar o convívio social, evitando casos de obesidade infantil e depressão. Para alcançar todos os benefícios, é recomendado praticar o futebol por, pelo menos, 30 minutos, duas a três vezes por semana.

Futevôlei

Muito mais que uma socialização, o futevôlei gera uma democratização muito interessante na prática esportiva. Tudo isso porque o esporte emergente sempre se colocou de portas abertas para receber todo o tipo de público, independente de gênero, idade ou, até mesmo, condição física. As regras do jogo são similares às do vôlei, mas usando pés, pernas e cabeça; como no futebol, vale tudo menos os braços, antebraços e as mãos. É um esporte com bola, numa quadra de vôlei de praia. Devido à areia, o gasto calórico pode ser maior do que em outros esportes. Tonifica os músculos do glúteo, das pernas, das panturrilhas e do abdome. Por ser praticado ao ar livre, deixa a pele bronzeada, acelera a produção de vitamina D e ajuda a combater o estresse.

Hidroginástica

É uma atividade física em que são combinados exercícios aeróbicos com a natação, o que proporciona diversos benefícios para a saúde, como perda de peso, melhora da circulação, resistência, flexibilidade, equilíbrio e fortalecimento dos músculos, por exemplo. Comparada a exercícios terrestres, reduz o impacto sobre articulações e apresenta menor risco de lesões, já que a água acentua o impacto das reações. A hidroginástica é muito praticada por pessoas com desvios posturais e dores articulares e na coluna. Mesmo não sabendo nadar é possível realizar uma boa atividade e obter resultados com os exercícios. Engana-se quem pensa que a hidroginástica é só para a terceira idade, ela pode ser praticada por jovens, atletas e pessoas que querem melhorar o seu condicionamento físico.

Vôlei

Por ser um esporte que exige bastante movimentação, como rápidos deslocamentos e saltos, a queima calórica é garantida. Estima-se que uma pessoa pode queimar entre 90 a 133 calorias em meia hora durante um jogo de vôlei. Exige uma grande amplitude de movimentos, principalmente dos músculos da região do dorso e do peitoral. Melhora a capacidade cardiorrespiratória devido ao aumento de consumo máximo de oxigênio. É considerado um esporte seguro, pois o contato físico com o adversário é mínimo, não causando muitas lesões. Ele é indicado para todas as idades, faz o corpo trabalhar como um todo e proporciona momentos de lazer e interação social.